Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na tarde dessa terça-feira (24), na praia de Balneário Rincão, município localizado no Sul de Santa Catarina. O mamífero mede cerca de sete metros de comprimento e ainda não é possível determinar a causa da morte.
O corpo será enterrado na própria praia na tarde de hoje. Trata-se de um exemplar juvenil, já que os adultos podem chegar a até 16 metros de comprimento.
“São animais altamente migratórios e, nesse período entre inverno e primavera, costumam se reproduzir e amamentar seus filhotes ao longo da costa brasileira”, afirma a bióloga Morgana Gaidzinski, da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina).
Necropsia vai apontar causa da morte da baleia-jubarte no Rincão
Esta espécie de baleia é facilmente identificada pelas enormes nadadeiras peitorais. No entanto, devido à posição do animal na areia, ainda não foi possível determinar o sexo. Já a causa da morte dependerá de um laudo oficial, a partir de necropsia realizada por médicos veterinários.
“Para determinar a causa da morte da baleia ou de qualquer outro cetáceo encalhado ou encontrado morto é necessário realizar uma necropsia, que é a autópsia aplicada em animais. Só ela permite reunir dados que comprovem a causa da morte. Só médicos veterinários podem realizar e emitir o laudo oficial”, explica a bióloga.
Fonte: ND+
Foto: Unesc/Divulgação/ND

2 Comentários
ddddd
ddsds